sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Programa de Enriquecimento Instrumental mudará sua concepção sobre métodos de aprendizagem


Um curso que trabalha habilidades inerentes ao aluno e que busca trazer autonomia em decisões e no aprendizado.
foto_FeuersteinO Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) não trata diretamente das disciplinas convencionais dos currículos escolares, mas conta com atividades que auxiliam no caminho de aprendizagem de pessoas de diversos níveis de conhecimento.
Criado pelo psicólogo romeno, residente em Israel, Dr. Reuven Feuerstein, o Programa tem como meta aperfeiçoar habilidades de pensamento através do desenvolvimento de conceitos e estratégias individuais para cada aluno.
A ideia central é que todos são capazes de enriquecer e adaptar seu cérebro, ideia esta que exemplifica a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE), também proposta pelo professor Feuerstein. Através de estudos e aplicação do método, Feuerstein acredita na possibilidade de adaptação do ser humano; crianças, adolescentes, adultos e idosos das mais diferentes origens e expostos a fatores adversos se beneficiariam do programa como um todo.
No PEI, a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) é essencial. Dr. Feuerstein novamente afirma que existem duas formas de aprendizado, : uma delas é extremamente ligada à interação do indivíduo com o meio que o cerca e a outra é através da mediação de outra pessoa, guiando de forma consciente o indivíduo aos caminhos do aprendizado.
O Enriquecimento Instrumental de Feuerstein já é aplicado em 26 países e traduzido para 12 idiomas. A complexidade das atividades do programa é crescente, fato que facilita na expansão do potencial de aprendizado de cada aluno.

Quais são as opções de inscrição e em qual modalidade me encaixo?
São duas as modalidades em que o aluno pode se engajar. As aulas acontecem individualmente ou em grupos, sendo a duração dos cursos flexível às realidades de cada estudante.
PEI Básico – é destinado a pessoas acima de quatro anos e pessoas não-alfabetizadas. Utiliza as seguintes temáticas: a organização de pontos, da unidade ao grupo, identificando emoções, orientação no espaço, da empatia à ação, comparando e descobrindo o absurdo e três canais de atenção.
PEI Standard – este é indicado para pessoas alfabetizadas, de qualquer idade. A modalidade Standard possui dois níveis e conta com temáticas distintas, são elas: organização de pontos, orientação espacial I e II, comparações, classificações, percepção analítica, ilustrações, progressões numéricas, relações familiares, instruções, relações temporais, relações transitivas, silogismos e desenhos de padrões.
Fonte: http://www.vidadeestudante.com.br/programa-de-enriquecimento-instrumental-mudara-sua-concepcao-sobre-metodos-de-aprendizagem/#.VAm4JaPCu_y