domingo, 1 de agosto de 2010

Trabalho sério de Pedagogia Hospitalar é realizado no Hospital Menino Jesus.


Prof. Marcelo Clemente e Profª Anna Maria N. Damiani

Neste mês de julho, estive visitando o Hospital Municipal Menino Jesus, a convite da Profª Anna Maria Nascimento Damiani- Coordenadora do Projeto de Pedagogia Hospital.... Confesso que fiquei muito contente em ver o sucesso do projeto de Pedagogia Hospitalar implantado naquela unidade hospitalar.
Na ocasião conheci também o Diretor do Hospital, o Dr. Madeira e o parabenezei pelo apoio ao programa. Sem dúvida, um trabalhjo sério deve ser realizado de forma multidisciplinar e com o suporte e apoio da direção do hospital.
Adorei conhecer a estrutua do hospital,a sala da classe hospitalar, o cuidado com os brinquedos...Mas oque realmente chamou minha atenção foi a garra e o comprometimento da Prof. Anna Maria N. Damiani, que de uma maneira voluntária coordena o trabalho pedagógico no Hospital. Sua garra, dedicação, determinação e vontade de lutar pelo direito das crianças ao estudo é um exemplo para todos nós.
Destaco aqui também a atuação da Profª Mara Rúbia - Pedagoga e Psicopedagoga que trabalha no atendimento das crianças e seus familiares e da Profª Alessandra, que atua com projetos sociais e com informática na área educacional.


Todo o trabalho pedagógico realizado no hospital é voluntário. As crianças passam poucos dias internadas, mas mesmo assim é realizado um trabalho de contato com a escola de origem da criança, visando a continuidade da vida escolar da criança.




Em breve realizarei outras visitas ao Hospital. Meu desejo é colaborar com o meu trabalho e com o envio de alunos do curso de Pedagogia para realização de estágios.
Nestas poucas linhas quero deixar meu incentivo e elogio a estas dedicadas professoras que com certeza fazem a diferença na vida de centenas crianças e de seus familiares.

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus


Fundado em 1938 e municipalizado no final da década de 1960, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus dedica-se a atender crianças e adolescentes prestando atendimento de média e alta complexidade em pediatria, sendo o único da Prefeitura de São Paulo destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes desta faixa etária. Com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, o Menino Jesus passou a atender, também, aos casos de cardiopatia congênita que necessitem de correções cirúrgicas e transplantes de fígado em crianças.

Parabéns à Equipe de Pedagogia Hispitalar do Hospital Menino Jesus!