quarta-feira, 7 de abril de 2010

Breve resumo do livro: "Os sete saberes necessários à educação do futuro " de Edgar Morin.

No livro , Morin apresenta o que ele mesmo chama de inspirações para o educador ou os saberes necessários a uma boa prática educacional.

1º Saber - Erro e ilusão : Não afastar o erro do processo de aprendizagem . Integrar o erro ao processo , para que o conhecimento avance . A educação deve demonstrar que não há conhecimento sem erro ou ilusão .

2º Saber - O conhecimento pertinente : Juntar as mais variadas áreas de conhecimento , contra a fragmentação . Para que o conhecimento seja pertinente , a educação deverá tornar evidentes : O contexto , O global . O ser humano é multidimensional : é biológico , psíquico , social e afetivo . A sociedade contém dimensões históricas ,econômica sociológica , religiosa .

3º Saber - Ensinar a condição humana : Não somos um algo só . Somos indivíduos mais que culturais - somos psíquicos , físicos , biológicos , etc . A educação do futuro deverá ser um ensino centrado na condição humana .

4º Saber - Identidade terrena : Saber que a Terra é um planeta , que precisa ser sustentado a qualquer custo .

5º Saber - Enfrentar as incertezas : Por muito que o progresso se tenha desenvolvido não nos é possível , nem com as melhores tecnologias , prever o futuro . O futuro continua aberto e imprevisível . O futuro chama-se incerteza .

6º Saber - Ensinar a compreensão : A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão . Introduzir a compreensão ; compreensão entre departamentos de uma escola , entre alunos e professores etc. Educar para compreender uma dada matéria de uma disciplina é uma coisa , educar para a compreensão humana é outra , esta é a missão espiritual da educação : Para uma compreensão da humanidade temos que ensinar e aprender com obstáculos que existem para a compreensão,

7º Saber - Ética do gênero humano : É a antropo-ética : não desejar para os outros , aquilo que não quer para você , A antropo-ética está ancorada em três elementos : Indivíduo , Sociedade , Espécie .

Trabalhar para a humanização da humanidade ; obedecer a vida , guiar a vida ; realizar a unidade planetária na diversidade ; respeitar ao mesmo tempo no próximo , a diferença e a identidade consigo próprio ; desenvolver a ética da solidariedade ; da compreensão ;ensinar a ética do gênero humano . A antropo-ética tem assim a esperança na realização da humanidade como consciência e cidadania planetária . Ensinar a democracia . ENSINAR O AMOR ........