quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Saúde da criança na escola e na creche.

Objetivos
Informar, atualizar e refletir sobre os cuidados com as crianças em contexto de creches e pré-escolas, identificando riscos, benefícios e ações promotoras do processo de crescimento e desenvolvimento saudável. Conhecer os princípios e estratégias de promoção a saúde propostas pela Carta de Ottawa e adaptá-las para o contexto de educação infantil. Refletir sobre o processo de compartilhar cuidados com as famílias e serviços de saúde, identificando conflitos de valores, crenças e conhecimentos e propor estratégias de negociação e de educação para a saúde.

Público Alvo
Professores de educação infantil, coordenadores pedagógicos, gerentes de unidades de educação infantil, estudantes de pedagogia, psicologia, enfermagem e demais áreas do campo da saúde e educação que se interessem sobre o tema ou trabalhem com crianças em contexto coletivo.

Conteúdo Programático

1. Conceito de escola saudável segundo a OMS.
2. Escolas: promotoras da saúde ou da aprendizagem?
3. Indicadores de Centro de Educação Infantil Saudável.
4. O impacto da creche e da pré-escola na saúde das crianças – risco ou beneficio?
5. Precauções padronizadas, protocolos e normas de funcionamento das instituições de educação infantil em diferentes contextos.
6. Estratégias eficazes na prevenção dos principais agravos a saúde das crianças – aleitamento materno e alimentação complementar, imunização, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, trabalho com provedores de cuidado, identificação de sinais de perigo para evitar complicações e mortalidade causadas pelas doenças prevalentes– AIDPI.
7. Semelhanças e diferenças nos processos de cuidado infantil nas escolas de educação infantil e no domicilio e identificação dos conhecimentos, práticas, valores e crenças.
8. O processo de compartilhar cuidados com a família e serviços de saúde – possibilidades, limites, conflitos e negociações.
9. Vigilância a saúde em contexto de educação infantil.


Coordenação
Profa. Damaris Gomes Maranhão - Enfermeira especialista em saúde publica e pediatria. Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP; participou da elaboração dos Referenciais Nacionais de Educação Infantil; consultora do CEDUC – empresa que administra as creches das empresas Natura, Avon e Unilever.

Carga Horária
30 horas (10 encontros semanais de 3h)

Número de Vagas
35

Valor do Investimento
R$250,00 – 2 x R$125,00

Local
Campus I - Rua Prof. Enéas de Siqueira Neto, 340, Jd. das Imbuias, São Paulo-SP.

Período de Inscrição
1/2 a 2/3/2010

Período de Realização
4/3 a 6/5/2010 (5ª-feiras), das 17h às 20h.

Informações
Tel.: (11) 2141-8570
extensao@unisa.br